1. Custos

Estamos a fazer o levantamento dos Custos Operacionais de cada Aerodromo/Aeroporto .

Pode  consultar aqui as taxas de controlo, de aterragem/descolagem e de estacionamento, que formos apurando 

 

2.Cartas Aeronauticas 

O INAC mantem no seu site o acesso às cartas de aproximação dos aerodromos previstos para o Euro 2004.

Pode aceder a essas cartas clickando aqui. Convem no entanto verificar se as mesmas estão actualizadas

 

3. Roteiro de Pistas na Internet

Julio Cesar, primeiro na escola de voo ULM Pelicano e agora na APAU, têm levado a cabo o desenvolvimento de um excelente roteiro de pistas de Portugal, contendo desde aeroportos internacionais até aos mais pequenos campos de voo ULM.

Pode aceder a esse roteiro de pistas, agora localizado no site da CAVOK  clicando aqui.

A actualização deste roteiro de pistas é uma missão de todos os pilotos e operadores, pelo que a AOPA terá todo o prazer em reencaminhar informações actualizadas (fotos, locais de interesse visitar, contactos úteis, etc...) sobre os vários campos de voo.Se tiver alguma informação adicional sobre os vários campos de voo, deixe a sua mensagem no forum , ou  envie um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. que a sua informação será reencaminhada e anunciada.

 

4. OBSERVAÇÕES DOS ASSOCIADOS DA AOPA PORTUGAL:

Vamos tambem registar a respeito de cada aerodromo, em Portugal ou no estrangeiro, as experiencias ou observações de cada um de nós. Por essa razão esta página é de acesso reservado aos associados da Aopa Portugal

Envie-nos um email para nos relatar algum aspecto particular que lhe mereça um comentário, que aqui o publicaremos, na secção do aerodromo respectivo, com indicação do Autor e da data.

Os aerodromos estão listas alfabeticamente pelo indicativo ICAO.Pode localizar o que pretende rapidamente fazendo um "search"  com o seu browser pelo indicativo ICAO.

Nota / Os preços estao indicados já com IVA.  Em Espanha o combustivel fornecido a empresas não é penalizado com o IVA elevado cobrado a particulares.

 

  • (LEAM) - Almeria

 Combustivel avgas 100ll - 1,20 Empresas (P Leitao, Junho 2006)

  • LEBA - Cordova

Embora tenha combustivel, convem indicar no plano de voo que se precisa de reabastecer à chegada quando se pretende chegar e partir  entre as 12h e as 16h, pois o empregado sai para almoço e só volta muito mais tarde. (Robin Andrade)

  • LEBZ - Badajoz

 Combustivel - 1,202 Empresas (P Leitao ,Junho 2006)

Ao atravessarmos a fronteira em VFR é quase sempre impossivel contactar a frequencia do Controlo, sendo preferivel contactar-se logo a frequencia da Torre de Badajoz.
Em IFR nunca autorizam a aproximação ILS - só a aproximação NDB (Robin Andrade, Abril 2006)

 

 

  • LEJR - Jerez de la Frontera

Vem assim a propósito relatar uma experiência que tive há 2 semanas quando fui de Cascais para Jerez ( LEJR)
Fiz plano de voo VFR na véspera, com saída da FIR por ROSAL. Apesar do plano ter sido aceite, quando cheguei a Rosal, o controle português informou que Espanha só permitia a continuação do voo desde que entrasse por MINTA. Ora para cumprir com a clearance, fui obrigado a desviar o rumo uns 120º para a direita ( para não entrar na FIR espanhola) e depois de chegar a MINTA, lá prossegui para Jerez. Esta manobra aumentou o meu tempo de voo nuns bons 20 minutos. Já me havia ocorrido um ano antes a mesma situação, por isso aconselho uma melhor coordenação com o nosso Controlo.
Para entrar em Jerez, solicitei a Sevilla Control para usar a aproximação VOR NDB ILS à pista 21, o que foi autorizado. Entrei directamente sobre o NDB após o que fiz durante 1,5 minutos rumo inverso à aproximação solicitada, antes de voltar para o rumo de aproximação. Havia boa visibilidade vertical, mas pouquíssima horizontal, pelo que estava satisfeito por ter solicitado uma aproximação de precisão em vez da visual. Chegando rapidamente à vertical do NDB, na altitude estipulada ( o meu voo em Cessna 210 Turbo), não havia meio de receber nenhum sinal do ILS e enquanto fui testando o equipamento quer o principal quer o secundário, avancei para cima de Jerez, sem nunca avistar a pista e por isso, sem dar inicio à descida. Ao perguntar se o ILS estava activo, lá veio a esclarecedora resposta que estava INOP. Com uma sensação de desconforto e alguma desorientação momentanea, lá regressei ao NDB para dar inicio a outra aproximação. Provavelmente a informação constava do Jeppesen e do AIP Espanha, mas confesso que voando normalmente em SP ( single pilot), não há tempo para duvidar das clearances do controlo aéreo. (Manuel Champalimaud-Jan 2006 )

  • (LEST) - Santiago de Compostela

Combustivel 1,21 empresas (P Leitao Jun 2006)

  • (LEZL) - Sevilha

Combustivel 1,01 Empresas  (P Leitao Junho 2006)

  • (LPAV) - Aveiro

Café Restaurante GATO PRETO Sr Antonio Magalhães TLM 964 696 725  a 5 mnts a
pé logo a seguir a porta de armas é muito conveniente para quem quizer
almoçar ou somente uma sandwich pois no hangar se houver café é com sorte .
Combustivel Avgas 100LL Eur 0.95+iva=1.15 (G Louro - Abril 2006)

 

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  • LPBG - Bragança

Pista em excelente condição, embora sem informação rádio local. Tenho sempre encontrado aviões no circuito em instrução ao fim de semana.Importa não esquecer, antes de iniciar a descida para Bragança, de pedir para mudar para a frequencia local, pois aos 5000 pés deixaremos de ter contacto radio com Lisboa Mil, caso em que será necessário avisar por telefone da aterragem logo após a mesma. (Robin de Andrade- Junho 2006)

  • LPBJ - Beja

Uma pista magnifica, mas infelizmente temos de pedir autorização prévia à base militar para a usarmos, e alem de demorar, não é seguro que sejamos autorizados...
Perguntam-nos se temos rádio UHF, mas se respondermos que não, as comunicações fazem-se sem problema na frequencia VHF do Approach ou da Torre.
O diagrama da pista e as aproximações estão no AIP militar e pode consultá-los aqui, em versão de Junho de 2006.
Usámos a pista 19 Right , já que a 19L é só utilizada para voltas de pista.  (Robin de Andrade- Junho de 2006)

  • LPCO - Coimbra

Pista e Placa asfaltada em bom estado , serviço informação de voo providenciado pela TWR  bilingue  agradavel e de boa qualidade . Restaurante/Bar  bem equipado no edificio do aerodromo . Sem Taxas aterragem/descolagem , NDB em funcionamento CB 426 (G Louro Agosto 2006)

  • LPCS - Cascais

Preço 100LL em Maio 2008: 1,51 Euros/litro (Luis P. Silva)
Preço 26 Dezembro 2006 - Eur 1.26 lt (Gualdino Louro )
Preço 6 Agosto 2006 Eur 1.46 Lt
Preço passou para 1,37(P Leitao, Junho 2006)
O preço do Avgas 100LL é 1,07+ iva=1,29 (Gualdino Louro-Abril 2006)


  • LPCV - Covilhã

Como de costume ninguem responde na frequencia. O aerodromo fecha as portas das 13 às 14 horas, ocasião em  que não se aconselha chegar...pois ninguem lhe abre a porta para entrar no terminal.
Mas paga-se depois 2,80 por aterragem mais iva  ou seja 3.39 (um C172).
O restaurante está fechado tempoariamente  para escolha de novo gerente mas o abastecimento de Avgas está assegurado (preço de 1,2397 por litro mais iva, ou seja 1,5 por litro).
Taxis - 275323653 (Robin de Andrade-Fevereiro 2006)

 

  • LPEV - Évora

A taxa por aterragem ou descolagem é de Euros 5,08 (já com iva) para um C172 (1157kg  MTOW)
O estacionamento é 3,05 por dia já com iva. (Robin de Andrade Fevereiro 2006)

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  • LPFR - Faro

O aeroporto de Faro está sujeito a um regime de slots durante a epoca de Verão, que se inicia logo em final de Março. A Aopa indica na sua pagina de Notams os procedimentos a seguir para obter um slot junto da Ana que gere o Aeroporto.
Alternativamente o associado da Aopa Portugal pode recorrer aos serviços da Portway ,empresa de handling com quem a Aopa Portugal tem um protocolo de cooperação, para lhe obter um slot .
Em certos dias da semana - 2ª de tarde, 3ª , 4ª,  5ª feira de manhã, 6ª feira de manhã  - o Aeroporto de Faro mesmo na epoca de Verão tem pouco movimento e não há qualquer problema em obter a necessária autorização pera nele operar. (Robin Andrade-Abril2006)O Aeroporto internacional de Faro possui condições ímpares para aaviação comercial. Aproximação sem obstáculos e uma pista de grandesdimensões.  Contudo, não recomendo que aterrem no center line, já queas luzes da pista afectam a rolagem. Existe uma placa para a aviaçãogeral e os taxiways não são complicados. Nesta altura, a Aeroporto évisitado por muitas companhias e charters,  existindo picos de tráfegointensos. Com um ETA, a Portway solicita um contacto para a frequência131,875 (Portway-Faro) para preparação da  assistência (follow-me etransporte para o terminal). O centro de Faro está próximo doAeroporto, assim como as praias. Se visitarem a Ilha de Faro, recomendoo restaurante "O Costa" (289817442)
Anexo factura da Portway e briefing meteo recebido (Paulo Andrade - Maio 2006)Em complemento a informação anterior se necessitarem de AVGAS a BP Air é o unico fornecedor e a Portway encarrega-se de requesitar , recomendo que o façam a chegada pois a partida podera haver atrazos  que podem prejudicar a descolagem deste Aeroporto Internacional .
Na vertente ludico gastronomica conforme já mencionado na Praia de Faro ( Eur 3.90 de Taxi)  devem experimentar o Arroz de lingueirão do Restaurante ROQUE . (Gualdino Louro -  Fev 2007 )

  • LPMI - Mirandela

O director do aerodromo de Mirandela é o Sr.Adérito Rodrigues. O Aero Club de Mirandela está neste momento a desenvolver esforços para asfaltar a pista, o que a curto prazo estará concluido.Também está em fase de conclusão o sítio na internet (aeroclubmirandela.com). Para breve esperam inaugurar a pista ( baseado em extractos de uma mensagem do vice-presidete do Aero Club de Mirandela, Sr.Paulo Cravo, no Forum do Linha da Frente) .

  • LPMF - Monfortinho

Pista em bom·estado embora sem·quaisquer marcações ·e sem manga de vento .
Tel : Taxis - Sr Vitor 966 820 586,··· Sr Leitão 277 434 144 / 277 434 382 (Gualdino Louro- Fev 2006)
Recomendo o Restaurante do Clube deTiro ao lado do aerodromo! tel 277434142, especialmene a perna denorrego assada... Só é pena fechar às 15:00.

·Não há frequencia local enão há combustivel mas a pista está em bom estado e a manga de ventovê-se bem! (Robin Andrade - Agosto 2006)

 

  • LPPM - Portimão

Segundo fui informado localmente, se no plano de voo se indicar que o voo é de treino, a taxa de aerodromo será objecto de uma redução (Robin de Andrade-Jan 2006).

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  • LPPR - Porto

O aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto está sujeito a um regime de slots . A Aopa indica na sua pagina de Notams os procedimentos a seguir para obter um slot junto da Ana que gere o Aeroporto.
No entanto o tráfego não é intenso durante o fim de semana e mesmo durante a semana apenas há intensidade de tráfego comercial entre as 07h00 e as 10h00 e entre as 18h00 e as 20h00.
O associado da Aopa Portugal pode recorrer aos serviços da Portway ,empresa de handling com quem a Aopa Portugal tem um protocolo de cooperação, para lhe obter um slot , beneficiando de condições esepeciais e de um tarifário mais baixo.
As taxas aeroportuarias que paguei à ANA ao aterrar no Porto com um Cessna 172, deixar o avião estacionado por 4 horas e depois descolar foram:
aterragem/descolagem - escala tecnica e estacionamento:9.24 +iva=11.18
 controlo terminal- 5.70+iva (isento)=5.70
Se alem de copiloto tivesse trazido passageiros pagaria tambem 6.92 por passageiro  O serviço de handling foi assegurado pela Portwaynas condições do Protocolo e foi impecável. Inclui alem de acompanhamento  e transporte, e coordenação do abastrecimento de combustivel,  fornecimento de dossier com informação meteo e notams colhidos no ARO. (Robin de Andrade - Abril de 2006)

  • LPSC - Santa Cruz

Embora este aerodromo disponha de uma excelente pista asfaltada,devidamente marcada com tinta, essa pista não pode ser usada.pois,segundo fomos informados em Janeiro de 2006, a mesma não estácertificada pelo INAC , dado que este exige que a pintura sejaefectuada em tinta anti-derrapante, o que envolve custo incomportávelpara o aerodromo.
Em consequencia, continua assim a ter de ser usada a pista em terrabatida actual, com prejuizo para a operacionalidade do aerodromo! Apista em asfalto apenas pode ser usada como taxi-way . Convem por outrolado aceder ao taxi-way apenas no final do mesmo dado o· desnivel em relação ao pavimento em terra batida em toda o lado do taxi-way. (Robin de Andrade -Jan 2006)

A pista asfaltada já esta operacional e certificada pelo INAC ( G.Louro Set-2006)

 

  • LPSR - Santarem

Cuidado ao aterrar/descolar na 05 porque antes do taxiway existe umadesnivel na pista de aprox 50 metros que pode provocar um salto edependendo da velocidade e peso da aeronave podera provocar um balão . (G. Louro
 Abr 2008) 

Pista asfaltada 05/23  com duas cabeceiras deslocadas  , bem conservada  embora com  algumas irregularidades  entre o Taxiway  central e o da cabeceira da 23  o que podera provocar  um salto a descolagem  na 23  , tambem  mesmo c/ vento cruzado do quadrante 270/320  a aterragem na 23  pode ser turbulenta sendo preferivel aterrar na 05 desde que a componete de cauda seja ligeira pois a cabeceira na 23 ha possibilidade de windshear  provocado  pelo cerro a Norte da pista .

Bar e Restaurante  disponivel a partir das 11.00 hrs . (G.Louro Set 2006)

 

  • LPVL - Vilar de Luz, Maia

É um autentico caos chegar a este aerodromo vindo do Porto...Estradas cortadas, ausencia quase total de indicações, taxistas que nunca ouviram falar, confusão com o Aeroporto de Sá Carneiro, já tive de tudo um pouco,Desta ultima vez demorei 1 hora e meia a vir do Porto para Vilar de Luz de taxi...Ao descolar da 34 voltei à esquerda (como é recomendado) para o vento cruzado e depois à ae esquerda para o vento de cauda esquerdo da 34 (heading 170) e saí do circuito abrindo 30 graus à direita (heading 200) não subindo para alem  dos 1500 pés (o circuito faz-se a 1200 pés pois a pista está a 600 pés) . Logo que contactei o Porto App criticaram-me por estar na CTR do Porto sem avisar, e mandaram-se seguir para Crestuma (alguns de nós vindos de outras paragens, terão dificuldade em saber onde é, assim de repente...) . É assim recomendável que antes de descolar se contacte não só a freq local mas tambem Porto App.

O Avgas custa 1,45 Euros por litro (fornecedor Nortavia) e o abastecimento fecha às 18h (Robin de Andrade-Abr 2006)

 

  • LPVZ - Viseu 

Não deixem de visitar o Clube dos Caçadores que é um óptimo Restaurante a 5 minutos a pé !

Como em Bragança,importa não esquecer, antes de iniciar a descida para Bragança, de pedir para mudar para a frequencia local, pois aos 5000 pés deixaremos de ter contacto radio com Lisboa Mil, caso em que será necessário avisar por telefone da aterragem logo após a mesma. (Robin de Andrade - Janeiro de 2006)

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  • Mogadouro 


Aguarda indicativo ICAO - Aerodromo Municipal não controlado que podera ter actividade de planadores·Situado a 3 NM a NE de Mogadouro na povoação de Azinhoso Boa pista asfaltada 03/21 com 800 m· e duas cabeceiras deslocadas com aprox 150/200 metros cada .

Recomenda-se a Posta Mirandesa no Restaurante 2000 Tel 279 342 450 , Taxi Sr Carlos Paulo 966 722 950 ( G. Louro - Setembro 2006)

 


Outros Roteiros:

Dados do Worldaerodata

Roteiro da Apau


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