Numa muito meritória campanha de segurança a Federação Portuguesa de Aeromodelismo - entidade reguladora da modalidade em Portugal – desenvolveu, de acordo com as normas internacionais da FAI e com as normas nacionais, um programa de certificação dos locais aprovados para a prática da modalidade - Regulamento de Locais de Voo.

Locais destes há que são bases militares, outros, aeródromos cujas direcções autorizam a prática do Aeromodelismo na sua área de manobra. Porém, existem pistas construídas de raiz especificamente para esta modalidade.

De acordo com as normas da FPAm, estes locais devem possuir uma pista com, pelo menos, 100m x 14m, acrescidos de mais 100m em cada uma das cabeceiras. Em relação ao pavimento destas pistas, é, igualmente, interessante notar que o Regulamento prevê que, “... devido à baixa carga por unidade métrica exigível para este tipo de pavimento cujos esforços a que está sujeito são apenas a carga efectuada por pessoas, e não existindo a passagem de viaturas, o fundo da caixa deverá possuir solo compactado a 95% PROCTOR normal, seguido de 20 cm de “tout venant” compactado.

Interessa ainda salientar que o tapete a aplicar deverá ser de betão betuminoso calcário compactado a 92% MARSHALL com 5 cm de espessura.” Isto torna-as frágeis e de modo algum consentâneo com a manobra de qualquer tipo de aeronaves de Aviação Geral.


  pista_municipal_de_aeromodelismo_de_corroios_02a.jpgPista Municipal de Aeromodelismo de Corroios (Cortesia Microsoft Virtual Earth)

 

As características visuais destas pistas podem torná-las confundíveis com pistas de Aviação Geral – em especial pistas para ultraligeiros.

 Infelizmente, embora seja da responsabilidade do piloto comandante de qualquer aeronave conhecer as pistas certificadas pelo INAC onde podem manobrar, já ocorreram incidentes provocados, provavelmente, por este tipo de confusão.

 Tentar aterrar ou sobrevoar uma pista destas – destinadas exclusivamente ao Aeromodelismo – consubstancia certamente uma violação ao ponto 4.6.a) do Anexo II da ICAO que nos diz:
“4.6 Except when necessary for take-off or landing, or except by permission from the appropriate authority, a VFR flight shall not be flown:
a) over the congested areas of cities, towns or settlements or over an open-air assembly of persons at a height less than 300 m (1 000 ft) above the highest obstacle within a radius of 600 m from the aircraft;”

 

Para evitar futuros incidentes, a AOPA Portugal chama a atenção da Comunidade Aeronáutica para a necessidade de não operar a partir de pistas de Aeromodelismo porque tal é uma infracção às Regras do Ar, porque poderá provocar acidentes graves devido a colisões com aeromodelos e, principalmente, por corresponder a um grave risco para os aeromodelistas que manobram os seus modelos a partir do solo.

 

Lista dos Locais de Voo Certificados pela Federação Portuguesa de Aeromodelismo:
Nº Pista Latitude   Longitude
1 Bustelo - Amarante N 41° 13' 55"  W 7° 58' 20"
2 Recarei - Paredes N 41° 9' 30"  W 8° 26' 5"
3 Viana do Alentejo N 38° 19' 50"  W 7° 59' 38"
4 Santa Iria da Azóia-V.F. de Xira N 38° 50' 50"  W 9° 6' 6"
5 Cavalões - V. N. de Famalicão N 41° 24' 4"  W 8° 34' 25"
6 Montargil - Ponte de Sôr N 39° 4' 75"  W 8° 7' 27"
7 Palmeira - Braga N 41° 34' 52"  W 8° 26' 43"
8 Casalinho - Pombal N 39° 53' 0"  W 8° 39' 0"
9 Pedorido - Castelo de Paiva N 41° 2' 12"  W 8° 22' 55"
10 C. T. Alcochete (P1) - Benavente  N 38° 45' 56"  W 8° 48' 7"
11 C. T. Alcochete (P2) - Benavente  N 38° 45' 7"  W 8° 48' 7"
12 C. T. Alcochete (P3) - Benavente  N 38° 46' 22"  W 8° 51' 4"
13 Alverca - Vila Franca de Xira N 38° 52' 45"  W 9° 2' 7"
14 Santa Margarida - Constância N 39° 23' 57"  W 8° 17' 11"
15 S.Silvestre - Coimbra N 40° 12' 0"  W 8° 25' 0"
17 Granja do Marquês - Sintra N 38° 49' 55"  W 9° 20' 9"
18 Ota - Alenquer N 39° 5' 15"  W 8° 57' 53"
19 Maceda AM Nº1 - Ovar N 40° 55' 13"  W 8° 33' 84"
20 S. Jacinto - Aveiro N 40° 38' 55"  W 8° 44' 19"
21 Mação - Abrantes N 39° 34' 19"  W 7° 59' 13"
22 Aeródromo da Covilhã N 40° 15' 45"  W 7° 28' 42"
23 Casarão - Águeda N 40° 33' 33"  W 8° 24' 0"
24 Paramos - Espinho N 40° 58' 21"  W 8° 38' 50"
25 Poceirão - Setúbal N 38° 37' 31"  W 8° 44' 39"
26 Carvoeiro - Viana do Castelo N 41° 40' 25"  W 8° 40' 8"
27 Aerodromo de Viseu N 40° 43' 20"  W 7° 53' 37"
28 Arrepiado - Chamusca N 39° 26' 45"  W 8° 24' 47"
29 Alvarães - Viana do Castelo N 41° 38' 31"  W 8° 24' 71"
30 Barrosa - Leiria N 39° 45' 45"  W 8° 50' 6"
31 Corroios - Seixal  N 38° 37' 24"   W 9° 09' 14"

Para ter uma informação actualizada consulte os NOTAM’s e o site da FPAm, em especial a página: http://www.fpam.pt/nacional/Pistas/mapaLocaisVoo.html . Assim, poderá manter a Segurança Aeronáutica ao nível que todos desejamos.