A AOPA Portugal tem mantido a regularidade do seu funcionamento não obstante a pandemia de COVID 19, e decorreu no passado dia 27 de Outubro de 2020 a sua Assembleia Geral.

Os principais temas abordados foram os seguintes:

1. - Apreciação e aprovação do relatório e contas da direção e do Parecer do Conselho Fiscal relativos a 2019

Foi discutido e apreciado o relatório e contas da direção e o parecer do Conselho fiscal referente ao ano passado, tendo o mesmo sido aprovado por unanimidade.

2. - Eleição dos corpos sociais
Foram discutidos os corpos sociais e face à proposta do presidente da Direção foram eleitos os seguintes titulares:
Direção
Presidente: Gonçalo Areia
Vice-Presidente: Manuel Silva Salta
Secretário: Paulo Moura Marques
Tesoureiro: António Penaforte Rodrigues
Vogal: António Onofre Pereira
Conselho Fiscal:
Presidente: Luís Laureano Santos
Vice-Presidente: Artur Caracol
Vogal: Ricardo Karrer Rodrigues

3. - Aprovação do orçamento para 2020
Face ao decurso do ano de 2020 e ao atraso na convocatória desta Assembleia Geral, decorrente do cenário de pandemia atual, foi discutida a situação financeira da associação, que foi considerada estável face ao ano anterior, fruto também da sua quase inatividade neste ano.
Em face do exposto, foi proposto pelo presidente da Direção a manutenção da isenção de quotização aos associados, tendo sido tal proposta aprovada por unanimidade.

4. - Outros assuntos
Foi discutida novamente a situação da inativação da pista do Aeródromo de São Jacinto, em Aveiro, tendo sido deliberado por unanimidade renovar os contactos para tentar desbloquear o impasse aparentemente criado, e que impede o uso desta infra-estrutura.
Foi também discutida a situação das dificuldades de certificação de aeronaves de aviação geral junto da ANAC, e deliberado propor uma reunião com a administração desse instituto a fim de sensibilizar essa autoridade para esta situ)ação, com os impactos daí decorrentes.